quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes (2009)

Assim como com "Jane Eyre", sou grande fã de "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë. Não bastando ler diversas vezes o livro, assisto todas as versões possíveis. A adaptação que acredito ser a mais conhecida é a de 1992, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche (que comentarei em breve). Mas a minha versão do coração é a de 2009. Admito que em muitas partes há omissões, há algumas liberdades no roteiro, outras são cortadas (acontece com a maioria dos filmes, de praxe), mas Tom Hardy é meu Heathcliff preferido, sem dúvidas.
A adaptação de 2009 foi feita para o canal ITV, e conta com o já mencionado Tom Hardy e Charlotte Rilley como Heathcliff e Cathy.

Tom Hardy e Charlotte Riley

Tom Hardy tem a voz perfeita e doa um sarcasmo incrível para um Heathcliff de peso. Em minha opinião, é a melhor interpretação até agora (seguida de perto por Ralph Fiennes). Charlotte também é uma Cathy muito boa, salvo por eu achá-la boazinha demais. É certo que Cathy não é nenhum monstro, mas é impetuosa, mimada e egoísta.
Andrew Lincoln nos entrega um Edgar Linton perfeito: bondoso e amável (qual a razão de preferirmos Heathcliff? Eu sei, a alma de Cathy e a dele são iguais). A atriz que interpreta Nelly Dean (Sarah Lancashire) é muito boa também, há compaixão em seu olhar em relação ao destino dos personagens, Todos são muito bem posicionados, o figurino, cenário e trilha sonora são incríveis.

Andrew Lincoln

A trilha sonora do filme é impecável. Sempre dou muito valor as melodias do filme, pois boa parte da emoção da cena provém de uma música que desperte os sentimentos demonstrados. Ruth Barret, a responsável pela trilha, acertou todas as notas. Cada cena possui sua melodia perfeita. Todas são boas, mas "Lovers" e "I Found Peace", que é tocada quando Cathy volta para buscar Heathcliff - eu sei, é de acabar - tocam minha alma.







Não é a versão mais fiel ao livro, mas é a que possui melhores interpretações, sem dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário